Perguntas Frequentes

Introdução

Muitas pessoas que possuem ou pretendem adquirir uma moto se perguntam se existe um seguro específico para elas: a resposta é sim.

Entretanto, a maior dificuldade encontrada é o valor elevado da franquia e do seguro para sua cobertura. Fazer um seguro para a sua moto é essencial pela garantia de poder usufruir do veículo sem estresse ou qualquer preocupação no futuro.Uma dúvida frequente é se esse tipo de seguro é feito da mesma forma que o de um carro.

Na verdade, os dois funcionam de maneira similar e se encaixam na categoria “seguro de automóvel”, sendo possível optar por diversas coberturas, como incêndio, roubo, furto, colisão, danos a terceiros, entre outros.Alguns dos serviços proporcionados pelas seguradoras são assistências técnicas ou emergenciais para gestantes, guincho 24 horas e veículo reserva por até 15 dias. Além disso, é possível encontrar apólices de seguros de moto que indenizam até 100% o condutor em caso de sinistro ocorrido em até 180 dias da contratação do serviço.

Não. Não são todas as seguradoras que fazem esse tipo de cobertura, por vários motivos. Algumas alegam que, por serem, as motos, frágeis, a chance de ocorrer um sinistro é muito maior e esses acidentes são mais fáceis de ocasionar perda total do veículo.

Por isso, os valores do seguro costumam ser muito altos em relação ao custo de uma moto, podendo custar até 50% o valor do seu veículo sobre duas rodas. Portanto, é sempre importante verificar se a seguradora consultada atende todas as categorias. Para segurar sua moto, é necessário consultar um corretor de seguros especializado nesse segmento, desta maneira, é possível obter o plano ideal para suas necessidades.

Existem três tipos de coberturas para motos. Você pode optar por qual achar melhor para seu veículo, de acordo com seu orçamento e suas necessidades.

  1. A) A Cobertura Compreensiva, que segura o veículo contra furto, roubo, colisão, incêndio e acidentes com terceiros é a cobertura mais completa e garantida para sua moto, porém, tem um valor mais elevado para contratação e na maioria das vezes, você não terá aceitação para esta cobertura total.
  2. B) Além disso, você pode optar pela Cobertura Parcial, que segura contra furto e roubo, e também possui assistência 24hs. A diferença é que o custo diminui consideravelmente por não possuir franquia. Algumas seguradoras possuem este produto como foco, viabilizando a aceitação de sua moto com preços acessíveis.
  3. C) Por fim, exista e Cobertura Simplificada, que segura apenas contra acidentes de terceiros. Esta última é mais frágil, pois não garante indenização em caso de sinistro não localizado.
É recomendável ter, pelo menos, a Cobertura Parcial (contra furto e roubo, com assistência 24h), já que este seguro não possui franquia, diferente do seguro compreensivo que, para motos, costuma ser muito mais caro.

 Fora isso, a Cobertura Parcial geralmente custa até 80% a menos que a Compreensiva, indeniza integralmente conforme FIPE contratada, tem cobertura nacional, possui uma excelente assistência e ainda você terá grandes chances de recuperar sua moto caso ela seja furtada (isso ocorre com mais facilidade se a comunicação do sinistro for rápida).

Só há pagamento de franquia em coberturas compreensivas, ou seja, contra colisões, terceiros e incêndio, e normalmente os valores destes seguros são elevados por causa da cobertura COLISÃO, pela fragilidade de exposição do veículo. A escolha da sua cobertura sempre será determinada por você e o que considera Essencial para o seu veículo. Quando você opta por uma cobertura parcial, não há franquia, e o valor do seguro será muito mais barato em comparação as outras seguradoras que ofereçam a cobertura compreensiva.

 Outro ponto importante é que, quase que sempre, o condutor consegue controlar uma eventual colisão, dirigindo com responsabilidade e obedecendo as leis de trânsito, o que não acontece com o roubo e furto, que pode ocorrer em qualquer lugar, horário e região; e sendo assim, justifica e reforça a tese de que, nestes casos, não é necessário pagar por um seguro compreensivo com franquia, se existe uma grande chance de não usar este tipo de cobertura.

Para encontrar uma seguradora que oferece o seguro parcial (o mais recomendado), basta entrar em contato com algum corretor.
A B&G trabalha com as melhores companhias que oferecem este tipo de seguro e tem as melhores opções para você.
É importante verificar se a empresa é mesmo uma seguradora regulamentada pela SUSEP (órgão que regulamenta as seguradoras no Brasil) e solicitar este documento para sua garantia. Infelizmente, existem muitas empresas de rastreamento e algumas associações que oferecem esses serviços sem possuir SUSEP, portanto, são consideradas ilegais.

 Se você contratar serviços em um desses lugares, correrá o risco de não ser indenizado caso haja algum sinistro e não localizarem sua moto, pois as empresas não regulamentadas não possuem reserva técnica (caixa reservado na SUSEP para garantia de indenização). Portanto, o ideal mesmo é sempre procurar um corretor de seguros confiável.

É essencial obter a assistência 24h, pois, em situações de risco, como sinistro ou problema no motor da moto, você terá a segurança de não ficar na mão.
Geralmente, essa cobertura possui guincho em caso de pane elétrica ou mecânica, troca de pneus com guincho junto a um prestador de serviços de confiança, transporte para sua residência – em caso de furto ou roubo – e chaveiro.
É necessário obter algumas precauções para que a instalação de rastreadores no veículo não cause nenhum problema à moto.

Veja algumas dicas:

  • Sempre exija um check-list de instalação do posto para qual a seguradora de encaminhar. Isso vai garantir que você receba sua moto da mesma forma com a entregou no ato da instalação.
  • É importante consultar amigos que têm boas referências, ou seja, que já possuem motos seguradas com rastreador e garantem o serviço.
  • Jamais contrate seguro de empresas de rastreamento que prometem indenização sem homologação SUSEP, pois elas não vão te dar nenhuma garantia desta instalação. Além disso, muitas não possuem qualificação técnica de mão-de-obra para mexerem em sua moto, muito menos autorização das concessionárias para a execução. E, dependendo da forma que esta instalação ocorrer, você pode perder a garantia de sua moto.
Normalmente, as seguradoras não irão cobrar nenhum valor pela instalação quando já exigem o rastreador. Esse custo só será adicionado pelas empresas de rastreamento que cobram pelos serviços prestados e pelo rastreador.
Geralmente, nas companhias de seguro, não é necessário. Entretanto, nas empresas de rastreamento que garantem indenizar, com certeza você precisará realizar o teste, já que essa maneira é uma forma delas terem um álibi para não te indenizarem em caso de insucesso da recuperação da sua moto.
Neste caso, você pode ficar tranquilo. Para isso, basta comunicar sua seguradora que ela irá fazer um endosso e então você pagará apenas pela diferença ou poderá receber uma restituição do valor do seguro.
Nesta situação você também não precisará se preocupar: é possível suspender a qualquer momento e também fazê-lo por meio do endosso de cancelamento. Nas seguradoras, este processo não possui multa contratual. Já as empresas de rastreamento cobram até 50% de multa do valor do seguro, se houver cancelamento.
Fazendo o seguro da sua moto em seu nome, outro condutor poderá utilizá-la, porém, você precisa conduzir o veículo pelo menos 60% do tempo.
Jamais oculte ou use informações que não são procedentes ao principal condutor. Isto é totalmente ilegal: além de ser crime, em caso de sinistro, você poderá não ser indenizado. Não se esqueça de que mentir no questionário de avaliação de risco é fraude. Se a seguradora averiguar estes erros, pode também anular o seguro, ou seja, você pode atrair muitos problemas e dores de cabeça! A mentira é sempre prejudicial.

 Ela pode causar diversos problemas e consequências que muitas vezes nem imaginamos, mas um fato é: a verdade sempre aparece e o mentiroso sofrerá as penalidades cabíveis. Vale lembrar que seu nome pode ser repassado a outras seguradoras; o que te impedirá de fazer um seguro no futuro. No final, todos são prejudicados, pois contando com as fraudes, as seguradoras acabam por elevar mais ainda seus valores.

Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois é possível segurar sua moto tranquilamente (cobertura parcial). É necessário, porém, submeter o veículo a um processo de aceitação. Lembre-se de sempre consultar o seu corretor. Desta maneira, ele poderá ajudar com precisão nas suas dúvidas e te apresentará as melhores soluções.
Sim. Isso pode acontecer, pois, normalmente, as companhias que oferecem o seguro parcial aceitam estas motos sem FIPE com coberturas determinadas.
Não é preciso, porém, jamais conduza seu veículo sem a habilitação e sem seus documentos legais! Em caso de fiscalização de trânsito, você poderá ter sua moto apreendida. É de grande importância conduzir seu veículo dentro das leis de trânsito.
Devido ao alto índice de roubo, muitos se preocupam como devem agir no caso de serem roubados ou furtados. Se você já tem seguro, fique calmo e entregue seu veículo: jamais reaja e nem faça movimentos bruscos, pois qualquer reação pode acabar em uma tragédia. Logo depois do susto, ligue a qualquer momento para a companhia de seguro e comunique o sinistro. Não se esqueça: quanto mais rápido você avisar sobre a ocorrência, as chances de recuperar o seu bem serão maiores.

 

Vale lembrar que o motociclista pode evitar colisões se for um bom condutor e seguir as regras do trânsito, porém, casos de furto e roubo são imprevisíveis e dificilmente podem ser evitados, podendo acontecer em qualquer momento, lugar ou situação. Outro fato importante a ressaltar é que o grande índice de roubos e furtos desse tipo de veículo tende a aumentar cada vez mais no Brasil, portanto, se prevenir é uma das melhores maneiras para ter tranquilidade.

Caso isso aconteça, a companhia vai solicitar alguns documentos para sua indenização seja feita em até 30 dias após a entrega dos mesmos. Porém, geralmente, as companhias antecipam este prazo estipulado pela SUSEP.
Nesta situação, você precisará consultar o seu corretor para saber como será indenizado, dependendo da proporção das parcelas feitas na contratação do seu seguro.
No seguro de furto e roubo, caso sua moto seja recuperada com avarias, ela sofrerá uma regulação de sinistro para a companhia, que irá avaliar o grau de comprometimento FIPE das avarias. Caso elas sejam superiores a 75%, a seguradora irá comprar o documento da sua moto e você receberá sua indenização conforme FIPE contratada.
A maioria das seguradoras não aceita fazer seguro de motos utilizadas para fins comerciais, pois acreditam que o uso intenso devido ao trabalho diário faz com que o veículo fique mais propício a acidentes e outras fatalidades.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg), 70% do valor de um seguro corresponde a possibilidade de furtos e roubos. Já que as motos grandes e de lazer ficam menos tempo na rua, apresentam menos perigo e, desta maneira, têm o valor reduzido na hora de fechar contrato.

Porém, já existem seguros específicos, por exemplo, para motoboys, já que eles precisam de uma proteção ainda maior.

O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é uma maneira de oferecer proteção e segurança para as pessoas que costumam se transportar sobre duas rodas. Desta maneira, toda a população nacional tem o direito de obter este tipo de seguro. A taxa deve ser paga junto com o IPVA, porém, muitos condutores desconhecem a finalidade de realizar o pagamento do DPVAT.

Este documento é obrigatório por lei e tem a finalidade de indenizar apenas as vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados. Ele só é pago pelos proprietários dos veículos, entretanto, muitos pilotos não fazem o pagamento dessa taxa e circulam com a moto ilegalmente, justificando que o valor desse seguro é alto.

Fonte:  Manual Suhai Seguros

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